Dengue: cuidados e prevenção
Todos os dias, novos casos de Dengue surgirem em nossa cidade. Estamos em épocas de chuvas, o que favorece a epidemia da doença, que é considerada grave, e que pode ser evitada através de cuidados simples e prevenções. O alerta serve para todos, principalmente quando temos crianças em casa.
O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, possui manchas brancas nas patas e abdômen, é pequeno e possui voo baixo. Segundo o site www.dengue.org.br, o tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias e é somente depois do período chamado de incubação – intervalo entre a picada e a manifestação – que os sintomas aparecem, geralmente se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito. Os principais sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com os movimentos e manchas pelo corpo. Caso algum desses sintomas apareçam, você deve procurar um médico imediatamente.
A prevenção é a melhor solução. Por isso, confira como você pode ajudar no dia a dia e evitar a proliferação do mosquito e da doença.
Em nossa escola tomamos cuidados específicos para combater o foco do mosquito e orientamos as crianças a fazerem sua parte, mas nós precisamos fazer por eles. Fique de olho em sua casa e sua vizinhança. Previna-se e mantenha a saúde de sua família em dia.