O Outono chegou: saiba os cuidados necessários para a estação
O outono acabou de chegar e junto com ele vem um pouquinho do frio, de ar seco e os riscos de algumas doenças características da estação, como as infecciosas, aquelas que são transmitidas principalmente por vírus e bactérias. Nesta época, a atenção e os cuidados com as crianças são ainda maiores, pois elas são as que mais sofrem por possuírem imunidade ainda imatura.
Gripes, sinusites, pneumonias, resfriados, conjuntivites e processos alérgicos, como a rinite, são os mais comuns. Por ser uma época fria, a tendência é que procuremos lugares fechados, quentinhos. E aí mora o perigo. Onde há aglomerações, há o risco de disseminação de vírus e bactérias tanto pelo ar, quanto pela superfície.
Veja abaixo pequenos hábitos e algumas dicas que podem evitar que seu filho fique doente:
- Cuidados com a higiene são importantes, como lavar as mãos com freqüência;
- Cobrir a boca ao tossir;
- Evitar grandes aglomerações.
- Usar roupas adequadas à temperatura. Se agasalhar é um das melhores formas de prevenção;
- Caso apresente algum sintoma, como tosse, febre, falta de ar ou corrimento nasal, além de indisposições, devem procurar o médico para tratamento e orientação;
- Cuidar da higiene do quarto de seu filho e evitar bichos de pelúcia e objetos que contribuem com o acúmulo de pó é muito importante;
- Ficar atento aos programas de vacinação contra a gripe e manter a carteira de seu filho em dia reduz as chances de que ele desenvolva a doença.
Pedimos que todos os pais observem seus filhos e fiquem atentos aos primeiros sintomas. Caso algum deles seja detectado, indicamos que levem-no ao médico para que seja examinado e medicado. Evite enviá-lo à escola com alguma indisposição. Além de não obter rendimento nas atividades, corre o risco de passar para os colegas. Nesta época, pedimos atenção maior aos casos de conjuntivite. Contamos com sua colaboração!