Adaptação: processo importante para alunos e pais

Data: 29 de janeiro de 2015 Autor: User Categoria: Educação 0

ABC

Uma das fases mais importantes para a criança ao entrar na vida escolar é a adaptação. Esta fase precisa acontecer de forma leve, natural, para que ela possa sentir-se segura e acolhida, evitando sentimentos como o de abandono. Para isso, o trabalho dos pais em parceria com a equipe pedagógica é fundamental.

Mesmo com o coração apertado ao ver o pequeno chorando, é necessário entender que é uma fase que irá passar e que durará poucos dias. Ao entrar na escola, conhecer o ambiente, os amiguinhos e as tias, a criança sente-se mais calma e segura e, ao longo dia dia, durante as atividades, sente-se entrosada e passa a se divertir, o que ajuda a distraí-las. Este período dura, aproximadamente, de 15 a 30 dias. Após isso, com certeza seu pequeno entrará na escola sorrindo e você poderá seguir a rotina mais tranquilo.

Para auxiliar neste processo, separamos algumas dicas para vocês, pais.

- Converse com a criança antes de sair de casa e explique para onde ela está indo e onde ela irá ficar;

- Evite trazer seu filho dormindo neste período. É importante ele saber onde está ficando e que você voltará. Acordar em um ambiente diferente pode assustá-lo ainda mais e não ajudará no processo;

- Passe segurança para a criança. Pais inseguros com o trabalho da escola não conseguirão passar confiança para seus filhos;

- O diálogo nesta etapa é muito importante, mesmo que seu filho esteja indo para o Berçário – eles já os compreende. Explique que ele está ficando na escola, que você precisa trabalhar e que lá ele irá encontrar muitos amiguinhos e ter atividades muito interessantes. E que no final do dia, você voltará para buscá-lo. Dessa forma, evita-se o sentimento de abandono;

- Mesmo que a criança chore para entrar, você precisa deixá-la. É um pequeno espaço de tempo que logo passa, pois ela irá participar das atividades, brincar com os amiguinhos e se entrosar.

Converse sempre com a equipe pedagógica para saber como está o desenvolvimento da criança e a aceitação. Isso o deixará mais tranquilo e facilitará ainda mais a adaptação.

Tags: , , , ,