Dicas

De volta à escola

Data: 27 de janeiro de 2015 Autor: User Categoria: Dicas 0

Volta às aulas 2015

Ontem, 26/01, a rotina de nossos alunos mudou: acabaram as férias e eles estão de volta à escola. E são muitas adaptações até que se acostumem novamente a acordar cedo, ir à escola todos os dias, conhecer a nova professora, os novos amigos de sala e, principalmente, a nova etapa da vida escolar. Cada ano é um grande aprendizado e, a cada dia, eles se desenvolvem ainda mais. Porém, é importante que tanto os pais quanto a escola incentivem e estimulem os pequenos a entrarem de maneira tranquila e prazerosa nesta nova rotina. Por isso, separamos algumas dicas importantes que irão auxiliá-los.

Rotina e Horários

No início será um pouco mais difícil acabar com o “ritmo de férias” e os pequenos acostumarem a levantar cedo ou deixar de ter a tarde para assistir filmes e jogar bola. Nessa hora, é importante que os pais conversem e expliquem sobre a volta para a escola e a importância de chegar no horário. Às vezes, poderá ser mais fácil do que se imagina, pois muitos ficam ansiosos para ver os amiguinhos e conhecer a professora nova. É muito importante, tanto para os alunos, quanto para os pais, respeitarem os horários de entrada e saída para garantir melhor rendimento e aproveitamento das aulas, evitando interrupções das atividades.

Materiais Escolares

O uso do material escolar é fundamental no processo de aprendizado, pois é o suporte do aluno para garantir o conhecimento. Não deixe de enviá-lo na mochila todos os dias e crie o hábito na criança de conferir antes de sair de casa para ver se tudo está indo junto com ela para a sala de aula. Outro ponto importante, é estimular no aluno o cuidado com seus materiais, para que eles possam durar. Assim, cria-se responsabilidade, eles passam a ter mais cuidados com todos os seus objetos (materiais escolares, roupas, brinquedos, ente outros) e ajuda os pais, que terão menos gastos ao longo do ano.

Lição de Casa

Com a volta às aulas, voltam também as lições de casa: outra rotina que seus filhos deverão se acostumar. Uma dica muito boa é criar horários marcados diariamente para que eles se concentrem e façam suas lições para serem levadas à escola. A participação dos pais neste processo é de extrema importância, pois, além de estimularem a criança a ter o momento do estudo, mostram à ela que estão ao lado, para lhes ensinar e tirar suas dúvidas, passando segurança e companheirismo.

Com todas essas dicas, o processo de volta às aulas ficará ainda mais fácil para todos. Participem da vida escolar do seu filho. Juntos, vamos despertar o gosto pelo conhecimento e pelo aprendizado, proporcionando uma futura geração repleta de cidadãos e mentes brilhantes! Contamos com vocês, pais.

Tags: , , , , ,