• Acompanhe-nos

Lição de casa: momento para pais e filhos

Data: 3 de fevereiro de 2015 Autor: User Categoria: Educação 1

educacao-arquivo

A lição de casa é um excelente exercício para a mente e para a fixação de conteúdos explicados em sala de aula pelo professor, além de proporcionar maior entendimento e conhecimento. Ela é ótima para aumentar o rendimento e desempenho escolar do aluno. Durante este processo, seu papel é fundamental para passar-lhe segurança e orientá-lo caso haja alguma dúvida. Veja algumas dicas de como tornar o momento da lição de casa de seu filho ideal e saudável:

- Na hora de fazer a lição de casa, seu filho deve estar disposto. Por isso, é importante que esteja descansado e alimentado para ter maior rendimento;

- Mesa limpa e organizada. É importante o ambiente de estudo estar limpo, organizado e sem distrações, como brinquedos ou outros papeis que não sejam para sua lição;

- Você pode ajudar seu filho na lição de casa dando dicas para que ele chegue à resposta. Não responda por ele. Assim, você bloqueia seu raciocínio e impede que ele chegue à conclusão;

- Enquanto seu filho faz a lição de casa, faça atividades parecidas: leia um livro, leia o jornal, reveja as contas da casa. Se você fizer outra atividade, pode distraí-lo;

- O silêncio é importante para que a criança possa se concentrar e terminar seu raciocínio. Desligue a TV e o rádio, evitando sons que possam tirar sua atenção;

- Cuide também da saúde e bem-estar de seu filho. Para realizar a lição de casa, é importante que o ambiente seja claro  bem iluminado. Verifique também a postura correta de seu filho ao sentar-se e, principalmente, se ele não está levando os livros muito próximo aos olhos;

- Organização é fundamental desde pequeno. Por isso, ajude-o a organizar suas atividades de acordo com os prazos de entrega. Sempre importante lembrá-lo de fazer com antecedência, para ter mais tempo livre depois.

Crianças normalmente querem ser rápidas ao fazer sua lição de casa para ter tempo de realizar outras atividades, como assistir seu desenho favorito ou poder brincar antes de ir à escola. Revise a lição de seu filho com ele, ajudando-o a entender a importância de se fazer com calma. Um trabalho pós entrega também é importante. Veja com seu filho as correções e comentários do professor, explicando o que houve em cada situação e tirando suas dúvidas. Sua participação é fundamental!

Tags: , , , ,

1 Comentário(s): "Lição de casa: momento para pais e filhos"

1. Published by: Heloiza Augusto Date: 4 de fevereiro de 2015

Vou amar começar essa fase com Marina!