Piolho: como cuidar.

Data: 17 de abril de 2015 Autor: User Categoria: Saúde 0

Seu filho está coçando muito a cabeça? É hora de verificar e constatar sua possível dúvida: os piolhos. Mas calma, não é motivo para desespero.

Ambiente fechado e contato direto com crianças já com piolhos são situações propícias para o contágio, que ocorre a partir de gestos simples, como um abraço, troca de bonés ou presilhas. A atenção deve ser redobrada no inverno, já que é época onde o número de casos aumenta.

É importante saber que a contaminação não se dá ao fato de lavarmos menos os cabelos nesta época do ano, devido ao frio e que os piolhos gostam de cabelos sujos ou mal lavados. Ao contrário, eles gostam de couro cabeludo limpo!

Se você encontrou piolhos em seu filho, o primeiro passo é entrar em contato com o pediatra de confiança para que ele possa lhe passar o melhor tratamento. Os mais comuns são xampus e loções próprias, aplicadas diretamente no couro cabeludo da criança. Junto com estes produtos, é indicado que você passe pente fino nos cabelos, para remover também as lêndeas, que são ovos colocados na raiz, responsáveis pela coceira e também pela origem e proliferação.

Outra indicação importante é que seu filho frequente a escola somente após iniciar o tratamento, evitando o risco de contágio em outras crianças. Pedimos aos pais que avisem a professora para que a diretoria da escola envie um comunicado alertando os outros pais sobre a incidência de piolhos na classe.

Tags: , , , , , , , ,