Dicas

Saindo da fralda

Data: 27 de fevereiro de 2015 Autor: User Categoria: Dicas 0

desfralde-passo-passo-06

O processo de desfralde pode ser um pouco complicado e até parecer um bicho de sete cabeças, mas com paciência e muito diálogo pode ser uma fase passageira de muito aprendizado tanto para o pequeno, quanto para os pais. Iniciamos o processo no mini-maternal, onde os pequenos são incentivados a usarem o banheiro, totalmente adaptado para a altura deles e começarem a associar a vontade com a hora de fazer.

Os três estágios que a criança passa durante o processo de desfralde são: quando ela avisa que fez; quando avisa que está fazendo e quando avisa que quer fazer. É muito importante respeitar o tempo da criança e que ela entenda todo o processo. Nessa fase, é importante também que o vocês, pais, dêem continuidade ao trabalho realizado pela escola em casa, mantendo-os sem fralda, perguntando constantemente se querem ir ao banheiro, o que querem fazer e, caso não dê tempo ou o pequeno não consiga avisar, deve haver muita paciência e explicação do que é correto.  Vá até o banheiro e mostre para ele onde deve ser feito e peça para ele lhe avisar antes de fazer. Aos poucos ele começa a entender, passa a pedir com mais frequência e a fralda vai ficando cada vez mais de lado. O único momento que você deve deixar seu filho com fralda e durante a noite, pois neste início ainda é difícil fazer com que a criança controle a vontade durante o sono.

Quando vão para o maternal, o pai não precisa mais enviar fralda para ficar na escola – somente na mochila, em pequena quantidade, junto com calcinha ou cueca extra.

O trabalho em parceria é fundamental para que seu filho possa entender e ter um desfralde tranquilo e de muito aprendizado. Dê continuidade ao trabalho realizado na escola. Assim, com sua colaboração, seu filho não ficará confuso quando deve ir ao banheiro ou fazer na fralda e essa será mais uma fase que logo passará.

Tags: , , , , , , , ,